Raul Carrion alerta para tentativa de privatizar Banrisul

O deputado estadual Raul Carrion (PCdoB/RS) denunciou hoje, no plenário da Assembléia Legislativa do RS, a tentativa do governo estadual de privatizar o Banrisul (Banco do Estado do RS). O projeto, anunciado em fevereiro e apresentado nesta segunda-fei

Ao mesmo tempo, o Estado do Rio Grande do Sul, controlador do banco, deve vender 12,8 bilhões de ações preferenciais em oferta secundária, ou mais de 60% da atual posição acionária (sem considerar o aumento de capital) nesta classe de ações. A operação depende ainda da Comissão de Valores Mobiliários.


 


“Com essa proposta cai a terceira promessa do Governo Yeda”, alertou o deputado Raul Carrion. “A discussão deve ser feita a partir do pensamento de qual o banco que queremos. Um banco que atenda efetivamente os interesses públicos”, falou.


 


A direção do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) divulgou nota nesta terça-feira criticando a proposta de venda de ações do Banrisul. De acordo com os bancários, a proposta indica a intenção da governadora Yeda Crusius em privatizar o banco.


 


A categoria fará manifestação na próxima segunda-feira, dia 30 de abril, véspera do feriado do Dia do Trabalhador, em frente à sede do banco, em Porto Alegre, quando ocorrerá a assembléia dos acionistas da instituição.  Eles decidirão sobre mudança no estatuto do banco tornando-a mais atrativa para investidores privados. A manifestação será às 9h, uma hora antes da assembléia. Carrion apóia e acompanhará o protesto.


 



De Porto Alegre
Isabela Soares