Blogs: 73% falam japonês ou inglês; 2% estão em português

O Brasil é campeão de horas on-line na internet residencial, e os brasileiros dominam ferramentas como Orkut e MSN. Mas, quando o assunto são os blogs, o país passa longe da liderança. De acordo com levantamento do site Technorati

Esse universo é dominado pelo japonês, que tem 37% dos posts, seguido de perto pelo inglês, com 36%. ''Em relação a outros números da internet do Brasil, isso é pouco'', disse Fábio Flaschart, professor da área de internet do Senac São Paulo. ''Mas existe um crescimento muito grande nessa área, com a popularização de ferramentas para a criação de blogs, que o usuário iniciante pode utilizar.''


 


Os outros idiomas mais utilizados são chinês (8%), italiano e espanhol (3%, cada), russo e francês (os mesmos 2% que o português), além de alemão e persa (1%). O persa é a novidade da lista, impulsionado pelo crescimento no número de blogueiros do Oriente Médio, especialmente no Irã. A porcentagem restante, 5%, é composta por outros idiomas em menor proporção.


 


Em relação à quantidade de pessoas que falam português no mundo, a baixa representatividade no universo dos blogs pode ter explicação no modo como se utiliza a internet no Brasil – país que responde pela maior parte dos falantes do idioma. ''O consumo da web aqui é muito mais passivo. Uma coisa é ter acesso, outra é usar o ciberespaço como ferramenta da expressão. Apesar da popularização do PC e da internet, o aprofundamento ainda é muito superficial'', explica Flaschart.


 


É justamente a questão que faz com que o japonês seja o idioma mais presente nos blogs. Apesar de não ter a mesma abrangência mundial que o inglês, ''a facilidade de acesso que os japoneses têm a instrumentos digitais é enorme. Além disso, os aparatos e o acesso são muito fáceis e baratos'', conta o professor.


 


Utilização


 


O Technorati monitora mais de 75 milhões de blogs – e observa a criação de 120 mil outras páginas do tipo diariamente pelo mundo, além de cerca de 1,5 milhão de novos posts por dia. O número de blogs entre as páginas mais visitadas no mundo também cresceu: hoje, há 22 nesta lista, contra 12 da anterior, correspondente à pesquisa divulgada em outubro de 2006.


 


O aumento mostra maturidade e solidificação. ''Antigamente, o blog era apenas um diário digital. Hoje empresas, meios de comunicação, professores e outros profissionais constroem suas páginas nesse formato. Com isso, aumentam sua inserção entre os usuários'', explica Flaschart.


 


O horário e a quantidade de postagens também são dados interessantes para mostrar como atua a comunidade dos blogs em cada idioma. Os posts em inglês e em espanhol costumam aparecer de maneira semelhante em todos os horários do dia, ao contrário dos em japonês, chinês e italiano, que têm publicações mais restritas a determinados períodos do dia, confirmando sua menor distribuição geográfica no globo.


 


Com o monitoramento dos horários das postagens feito pelo Techorati, observou-se também que há uma grande quantidade de blogueiros utilizando o horário de trabalho para colocar conteúdo na web.


 


Da Redação, com informações do G1