Marina Silva prestigia 10 anos da Comissão da Amazônia
“Nesses dez anos tivemos intensos debates sobre questões amazônicas e nacionais e a Comissão foi capaz de apresentar soluções”, disse a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na quinta-feira (26), durante o lançamento do Selo de 10 anos da Comi
Publicado 27/04/2007 15:05
A ministra Marina Silva destacou também que a Amazônia tem massa crítica e que as populações dessa região sabem e propõem soluções para seus problemas. Enfatizou que a deputada Vanessa Grazziotin está dando o ritmo adequado à Comissão nesse momento de debates tão importantes para as questões ambientais como as mudanças climáticas. Elogiou também a criação da Frente Parlamentar Amazônia para Sempre, uma iniciativa da deputada Perpétua Almeida (PCdoB -AC).
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), foi representado na ocasião pelo deputado Inocêncio de Oliveira (PR-PE). Ele ressaltou que a Comissão tem sido um rico e eficiente Fórum de debate. Citou como exemplo a defesa da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
“A Suframa tem um serviço prestado a Amazônia que não tem mensuração e a Comissão tem ressaltado sempre isso”, enfatizou, lembrando ainda temas como a defesa da floresta e das Superintendências de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e do Nordeste (SUDENE), entre outros temas que têm sido pautados pela Comissão.
O deputado Anivaldo Vale, autor do projeto que criou a Comissão, disse da sua felicidade de ter participado da criação de um Fórum que consegue de fato interferir nos destinos da Amazônia. “A Comissão vai continuar desempenhando seu trabalho em parceria com os Governos, parlamentares, mas acima de tudo, com a contribuição da sociedade”, destacou.
A presidente da Comissão, Vanessa Grazziotin, destacou op papel das Comissões Temáticas do Parlamento, “que muito representam para o processo democrático brasileiro”. Ela enfatizou a importância de todas as realizações desses dez anos de Comissão, lembrando que a cada dia multiplicam-se os desafios de fortalecimento dos níveis de consciência ecológica e ambiental e de valorização de todo o potencial de desenvolvimento das regiões brasileiras.
O lançamento do Selo de 10 Anos contou com a presença dos membros da própria Comissão, vários outros deputados e lideranças, além de representantes de setores da sociedade civil organizada. Aconteceu durante um Café da Manhã onde iguarias amazônicas, providenciadas pelos próprios membros da Comissão, foram fartamente saboreadas.
De Brasília
Bety Rita Ramos