Belarus homenageia marechal soviético

Enquanto na vizinha Estônia se desmonta uma homenagem aos soldados do Exército Vermelho, na capital da Belarus, Minsk, inaugurou-se nesta terça-feira (8) um busto em homenagem ao marechal Georgy Jukov, um dos responsáveis pela vitória da URSS sobre o nazi

O busto em homenagem ao militar soviético, marechal do Exército Vermelho, foi inaugurado na tarde de terça-feira na rua Jielieznodorójnaia, vizinha à avenida que leva o nome de Jukov.



Entre os que compareceram à cerimônia em honra ao legendário comandante soviético estavam o ministro da Defesa de Belarus, Leonid Maltsev, representantes do Conselho Municipal de Minsk, os embaixadores da Rússia e do Turcomenistão, Alexander Surikov e Ilyá Veldzanov, o Artista do Povo da URSS e de Belarus, Igor Lutchenok, além de líderes juvenis e de associações de veteranos.



De acordo com Leonid Maltsev, a carreira militar do marechal tem laços estreitos com o país. Na época, Jukov foi vice-comandante-em-chefe do distrito militar bielorusso.



O ministro também sublinhou que Jukov merecia a honra de ter um busto erigido em Misnk. “A carta de rendição foi assinada por oficiais alemães diante de Jukov em maio de 1945”, destacou Maltsev. “A memória daqueles que defenderam o solo da mãe-pátria viverá eternamente na Belarus. Jamais permitiremos que revisem nossa história militar”, falou.



O discurso aludiu os recentes desdobramentos da crise entre Estônia e Rússia, aberta pelo governo do país báltico ao remover uma estátua em homenagem ao Exército Vermelho e os restos mortais de 13 combatentes soviéticos que ali morreram na luta pela libertação da Estônia da ocupação alemã.



O embaixador russo Alexander Surikov disse que a inauguração do monumento para um dos mais proeminentes militares soviéticos é simbólica. “A Rússia apóia de coração aberto a inauguração de tal monumento”, afirmou o diplomata.



O presidente do escritório belorusso do Fundo Público Internacional Jukov, Dmitri Senko, agradeceu em nome das três filhas do militar soviético, Vera, Maria e Alla, que não puderam participar da cerimônia.



O busto, feito de granito, foi colocado sobre um pedestal de quatro metros de altura. Os autores da homenagem são o escultor Anatoly Artimovitch e o arquiteto Alexander Jilinsky.


 


Com informações da agência belarussa Belta