Iraque provoca congestionamento no Congresso dos EUA

O Congresso dos Estados Unidos permanece atolado em uma batalha legal com o presidente George W. Bush por conta da ocupação do Iraque, enquanto circulam rumores a respeito de um “plano B” dos democratas.

A oposição a Bush na Câmara dos Representantes revelou que não planeja retroceder nas suas exigências sobre a ocupação no Oriente Médio e sobre a demanda para a retirada das tropas de combate.



No momento, líderes democratas da câmara baixa rabiscam um projeto de lei que garantiria dinheiro para a ocupação somente até julho deste ano, explicaram fontes parlamentares nesta terça-feira (8) à mídia americana.


 


Depois desse prazo, a maioria democrata no Senado se dispõe a bloquear fundos adicionais se as autoridades civis e militares iraquianas não assumirem suas necessidades políticas e militares.


 


Bush vetou em fins de abril uma norma aprovada pelas duas câmaras do Congresso que condicionavam o financiamento das operações do Pentágono para a ocupação a uma data de retirada das tropas estadunidenses do país árabe em outubro de 2007.


 


O tal plano B democrata, segundo informações veiculadas pela cadeia Fox News, também defende a idéia de separar cerca de US$ 30 bilhões para apoiar as forças de invasão, com o requisito que o exército esteja pronto para uma retirada no verão de 2008.



De acordo com analistas da cadeia de televisão, pró-Bush, é bastante improvável que esta nova proposta atraia suficiente apoio republicano para passar por provas de vários comitês do Congresso.