Grupos gays da Bahia queimam foto do papa em frente à igreja

Cerca de 350 integrantes de movimentos gays e simpatizantes da Bahia, liderados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) promoveram nesta quarta (9) em Salvador uma manifestação contra a visita do Papa Bento XVI ao Brasil. Eles ocuparam as escadarias da Catedral da

“Nosso protesto é contra os pensamentos da igreja, representados e promovidos pelo Papa”, afirma o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira. “Ele não relativiza o conceito de família, apesar de existirem muitos católicos gays – o que cria um grande constrangimento social na sociedade”.


 


Católico de formação, mas com simpatia pelo candomblé (“porque interpreta melhor o amor”), Cerqueira aproveitou o evento para sugerir a criação de uma pastoral para os homossexuais. “É nosso desejo propor essa ação à CNBB. É uma questão social, que não pode ser escondida”, acredita Cerqueira.


 


ONGs gays farão manifestações em 27 capitais brasileiras


 


No próximo dia 17 de maio, Dia Internacional Contra Homofobia, a GGB vai se somar a outras ONGs das 27 capitais dos estados brasileiros para fazer protestos em suas cidades. Todas as manifestações estão marcadas para o meio-dia. Coordenadas pela ABGLT – associação que congrega a maioria das ONGs GLBT do Brasil, o protesto visa pressionar os senadores para que aprovem o Projeto de Lei 122/2006 que proíbe a violência contra cidadãos homossexuais no Brasil. A expectativa é que mil pessoas participem dos atos em cada cidade.