Jornal americano pede dinheiro para aprovar lei no Brasil

Nesta quarta-feira (16), a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) foi à tribuna da Câmara dos Deputados denunciar uma reportagem do jornal americano Dynamic Chiropractic, onde é descrita a luta pela regulamentação da profissão de quiroprático e é

''Independente da posição de cada parlamentar em relação ao projeto em exame pela Câmara dos Deputados, a denúncia que hoje trago afeta a todos nós, vez que lança uma suspeita sobre o parlamento brasileiro e sobre as critérios que adota para a aprovação de leis. Nesses tempos em que nosso Parlamento tem sido alvo de toda sorte de acusações, tais insinuações não podem ficar sem pronta e enérgica resposta'' destacou Alice.


 


Projeto de Lei


 


O projeto de lei citado pelo jornal americano é o PL 4199/2001 apresentado pelo deputado Alberto Fraga (PMDB-DF) e que reconhece a profissão do Quiroprático ou Quiropraxista, definindo a atividade privativa da Quiropraxia para o tratamento de distúrbios bio-mecânicos do sistema neuro-músculo-esquelético e desalianhamento articular da coluna vertebral.


 


O projeto foi rejeitado na Comissão de Educação, mas foi aprovado em outras duas comissões e deve ser analisado em plenário. Segundo o parecer aprovado na Comissão de Educação, ''não se nega a natureza terapêutica da quiropraxia.


 


Porém, não se justifica que ela seja regulamentada como uma profissão à parte, uma vez que os princípios metodológicos dos procedimentos manipulativos e/ou deajustamento ósteo-articular, ditos como quiropraxia, estão agasalhados naformação acadêmica do fisioterapeuta, tanto assim, que terminou por ser a baseda construção curricular dos projetos pedagógicos dos cursos de quiropraxia da Feevale e da Anhembi Morumbi''.


 


De Brasília,
Gustavo Souza