BBC: Bento XVI acobertou pedófilos?

Documentário da BBC afirma que o Papa Ratzinger foi responsável pelo acobertamento de pedófilos, por essa razão, o Vaticano está defendendo a tentativa de um parlamentar italiano, Mario Landolfi, de vetar a transmissão pela Rai, canal de TV público italia

O filme que relata casos de abusos sexuais praticados por membros da igreja católica, se baseia, entre outros, em um documento do Vaticano de 1962 chamado “Crimen Sollicitationis”, que obrigava a vítima do abuso, o padre acusado e as testemunhas a manterem segredo sobre o assunto, sob a pena de excomunhão caso rompessem o segredo.



O documento secreto, no fundo, servia para acobertar os casos de abusos sexuais praticados por clérigos católicos. Só nos EUA existem 4 mil padres acusados de abusos sexuais contra 10 mil jovens, na maioria meninos.



“O responsável por colocar o procedimento em prática durante 20 anos foi o cardeal Joseph Ratzinger, o homem que foi feito papa no ano passado”, afirmou o repórter Colm O'Gorman, no documentário. Ratzinger foi quem chefiou o departamento que fiscalizava a doutrina da Igreja desde 1981 até sua eleição como papa, em 2005. Em 2003 o jornal britânico The Observer denunciava a operação abafa comandada pelo então Cardeal Ratzinger.



Contra-ataque



A esquerda italiana protestou contra o veto. Dois parlamentares, Giovanni Russo Spena e Gennaro Migliore, afirmaram em nota que o documentário deve ser exibido porque “a pedofilia na Igreja Católica é bem conhecida, não há mistério a respeito”. A tentativa de censura também irritou o diretor da RAI, Sandro Curzi, que acusou alguns políticos de serem hipócritas, porque a BBC é sempre citada como padrão a ser imitado pela RAI, segundo informou a Reuters.



Documentário na internet: Sex Crimes and Vatican (em inglês com legenda em italiano).



Fonte: Blog Na Periferia do Império