Chapa 2 vence eleição do Sindicato dos Bancários, em SE
Chapa encabeçada pela CSC e composta por militantes de diversos partidos políticos, vence eleição dos Sindicatos dos Bancários em Sergipe.
Publicado 25/05/2007 16:44 | Editado 04/03/2020 17:21
Com 200 votos de diferença a Chapa 2, denominada ‘Tá na hora de Mudar’, venceu a eleição para comandar o Sindicato dos Bancários nos próximos três anos. O novo presidente, José Souza, comenta que o diferencial da sua proposta foi uma atuação mais independente. “Mostramos a necessidade do sindicato em ter uma relação da melhor maneira com os bancos, com os governos nos seus três níveis, mas nunca de subordinação”, diz.
Do total de 2.583 bancários que são sindicalizados e aptos a votar, apenas 2.269 votaram. Dos votos, 46 foram nulos e 17 brancos. “A comissão apuradora deu o resultado nesta madrugada com total de 1202 votos para a chapa 2, que proporcionalmente soma 54,38% e para a chapa 1 foram 1002 votos, o que condiz a 45,62%”, relata.
José Souza informou que o sindicato trabalhará para a identificação da valorização do trabalho dos bancários. “Hoje o setor mais lucrativo da economia são os bancos, no entanto eles tratam o trabalho de forma precária. A cada semestre os bancos quebram seus próprios recordes e os bancários trabalham com esta contradição”, diz.
De acordo com ele, a luta pela isonomia de direitos e benefícios para os bancários contratados a partir de 1998 e a recuperação das perdas para os mais antigos serão os principais pontos a serem trabalhados.
Política
Quanto a ligação da chapa com o nome do prefeito Edvaldo Nogueira e da chapa concorrente com o nome do governador Marcelo Déda, o sindicalista disse que a Chapa 2 é ampla e suprapartidária. “A chapa não é de Edvaldo. Temos pessoas na chapa filiadas a diversos partidos, a exemplo do PT e do PC do B. Este não foi um pré-requisito para entrar em nossa chapa”, explica Souza, acrescentando que os critérios foram: ser bancário, ser comprometido e ter idoneidade.