Comissões visitam obras do gasoduto Coari-Manaus
As Comissões da Amazônia Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CAINDR), de Minas e Energia e do Trabalho estarão visitando as obras do Gasoduto Coari-Manaus na próxima segunda-feira (28/05). O req
Publicado 25/05/2007 18:04 | Editado 04/03/2020 16:13
Além dela, integram a comitiva os deputados Antônio Roberto (PV-MG), Chico Lopes (PCdoB-CE), Carlos Souza (PP-AM), Jairo Ataíde (DEM-MG), Juvenil Alves (sem partido-MG), Mauro Nazif (PSB-RO), Márcio Junqueira (DEM/RR), Maria do Socorro Jô Moraes (PCdoB-MG) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC).
Segundo a deputada Vanessa Grazziotin, a necessidade da visita se justifica pelos benefícios econômicos proporcionados pelo Projeto. “É de extrema relevância que a construção do Gasoduto seja concluída o quanto antes”, ressalta.
Com extensão de 400 quilômetros e ainda em fase de implantação, o Gasoduto será um marco na questão energética da região, visto que terá capacidade para transportar 10 milhões de metros cúbicos do gás natural produzido na Unidade Petrolífera de Urucu até a capital amazonense. O Projeto está orçado em US$ 393 milhões. “Será fundamental para mudar a matriz energética na região do óleo ao gás e para a economia do país”, enfatiza Vanessa.
Fruto de um convênio entre a Petrobrás e o Governo do Estado do Amazonas, como uma das condicionantes do licenciamento ambiental (LI – Licença de Instalação) concedido pelo Estado para a instalação da obra do Gasoduto, o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Gasoduto Coari-Manaus (batizado oficialmente de Programa de Compensações Ambientais e Desenvolvimento Sustentável das comunidades da área de influência do Gasoduto Coari-Manaus) já recebeu recursos da Petrobrás da ordem de R$ 42,4 milhões.
De Brasília,
Bety Rita Ramos