Ocupação da USP: PCdoB-SP defende autonomia universitária
O Comitê Estadual do PCdoB-SP lançou, nesta segunda-feira (28), uma nota de “irrestrito apoio e solidariedade” à autonomia universitária. O partido denuncia o caráter inconstitucional dos decretos baixados pelo governador paulista, José Serra (PSDB), em m
Publicado 28/05/2007 21:05
Nota em defesa da autonomia universitária
O Partido Comunista do Brasil , Comitê de São Paulo, vem manifestar seu irrestrito apoio e solidariedade à luta em defesa da autonomia das universidades públicas paulistas, um dos pilares da democracia e dispositivo previsto na Constituição Estadual.
Os decretos baixados pelo governador José Serra ferem este preceito constitucional e provocaram justa reação da comunidade universitária desde o inicio. Junto com os decretos, o governo tentou, até agora sem êxito, contigenciar recursos orçamentários vinculados das Universidades.
As manifestações e mobilização de estudantes, docentes e servidores ampliaram-se e a questão da autonomia, inicialmente circunscrita aos campi universitários, alcança agora outros setores da sociedade.
A ocupação do prédio da reitoria da USP por parte dos estudantes, que acabou se transformando num símbolo da resistência, deve agora ter seus desdobramentos encaminhados de forma madura, equilibrada e democrática.
O PCdoB repudia qualquer tentativa de uso da força policial contra os estudantes e conclama as autoridades do Estado e toda a comunidade universitária a encontrarem um caminho de solução negociada que tenha como base a preservação da autonomia das universidades.
São Paulo, 28 de maio de 2007
Nádia Campeão
Presidente Estadual do PCdoB – SP