UNE defende software livre na Expo Ciee 2007

Ser estudante universitário é muito mais que sentar nos bancos escolares e se formar em uma carreira. É participar das decisões que envolvem seu curso e universidade, discutir, debater, propor a melhoria do ensino. Esta é a posição da União Nacional dos E

Diante de uma platéia majoritariamente universitária, Chemalle descreveu a organização estudantil no país e incentivou a formação de centros acadêmicos, especialmente nas universidades particulares, em que o movimento estudantil não é incentivado e quase não existe de maneira organizada.


 


Voltando-se mais diretamente ao tema que deu título à palestra, ele defendeu o uso do software livre como principal maneira de proporcionar a inclusão digital. ''A educação do século 21 deve capacitar o estudante a utilizar e desenvolver as tecnologias da informação necessárias para seu desenvolvimento profissional'', argumentou.


 


O diretor da UNE Chemalle ressaltou ainda que o software livre, além de gratuito, permite que seus usuários os executem, copiem, modifiquem e distribuam, tornando seu uso mais ativo e mais acessível. E, para finalizar, ressaltou a importância da tecnologia no desenvolvimento de um novo ensino: ''Na universidade do futuro, por meio das tecnologias de informação, o professor será apenas um orientador do conhecimento, enquanto o aluno terá uma participação mais ativa em sua formação''.