Advogado de Calheiros entrega no Senado provas que inocentam Renan

O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), recebeu, na tarde desta quarta-feira (30), documentos que provam a origem dos recursos repassados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha de t

“Repassei ao senador (Tuma) documentos e extratos bancários que, junto com as declarações de Imposto de Renda, demonstram que todos os pagamentos (feito à Monica Veloso), absolutamente todos, saíram das contas bancárias do senador”, afirmou Ferrão.
 


O advogado disse que os extratos bancários de 2003, 2004, 2005 e 2006 comprovam a seqüência de saques que teriam sido feitos em favor da jornalista. Segundo Ferrão a afirmação contraditória de Renan deveu-se ao fato de que até então o senador não havia tido acesso a todos os seus extratos bancários. O Presidente do Senado havia declarado que não tinha como comprovar a origem do dinheiro repassado à jornalista, durante a gravidez.



De acordo com o advogado, a seqüência de extratos mostra não só o fluxo das retiradas feitas em favor da jornalista, como também demonstram a correta evolução patrimonial do senador. “Não existe um centavo que tenha entrado na conta do senador sem fonte definida”, disse Ferrão que, no entanto, se recusou a exibir os documentos, com o argumento de que estão sob sigilo de justiça.
 


Romeu Tuma ainda vai examinar os documentos para elaborar seu relatório preliminar sobre o caso. Mas adiantou que o conjunto de papéis inclui recibos assinados pela jornalista e seu advogado, Pedro Calmon. Tuma avalia que a falta de recibos comprovando o pagamento de pensão a gestante “não compromete” a defesa de Renan. “Ele (Renan) não precisava pedir recibo. Seria constrangedor, porque eles podiam ter ainda alguma relação. O importante é provar que tinha recursos para fazer os pagamentos”, afirmou.



Com Agência Câmara