Presidente eleito do Conselho de Ética adia decisão sobre Renan

O senador Sibá Machado (PT-AC) foi eleito o presidente do Conselho de Ética do Senado, nesta quarta-feira (30), quando foi feita a primeira reunião da Comissão este ano. É nas mãos dele que está a decisão de aceitar ou não a ação do PSOL contra o presi

Diante da insistência da imprensa em saber se o Presidente do Conselho poderia arquivar o pedido do PSOL, Sibá adotou posição semelhante, repetindo insistentemente que avaliaria a documentação para saber se aceita ou não a denúncia até a próxima semana.



Nesse meio tempo, ele disse que ''vou pedir ao Tuma que apresente todos os dados que colheu sobre o caso até agora e vou consultar o regimento e a constituição para definir os próximos passos. Esse caso deve ter a velocidade normal do direito constitucional''.



O corregedor do Senado, Romeu Tuma, disse que receberia, ainda nesta quarta-feira, a documentação complementar do advogado de Renan, Eduardo Ferrão.



Renan apresentou  aos senadores, em seu discurso de defesa, na segunda-feira (28), documentação que comprova que o dinheiro pago a título de pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, mãe de sua filha de três anos, são recursos próprios, desmentindo a Revista Veja, que acusa o senador de ter tido as despesas pagas por lobista da Construtora Mendes Júnior.



Às palavras dos senadores membros da Comissão, de cobrança na condução do caso, Sibá disse que vai ''avaliar todos os documentos que foram remetidos a esta Casa e todos e qualquer procedimento de minha parte será primado pela observância da Constituição Federal e do regimento desta Casa''.



Expectativa



O senador Renato Casagrande (PSB-ES), membro da Comissão, fez referência ao caso Renan, destacando que é o processo de maior interesse na Comissão. Ele destacou a importância de ser feita uma avaliação da documentação para, ''na semana que vem, nós termos uma radiografia de todo processo, sem chegar a uma conclusão, para que possamos ver com clareza a dinâmica da tramitação desse processo''.



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), manifestou desejo de colaborar com Sibá na Presidência da Comissão, ''especialmente neste momento que o Senado Federal está examinando algo muito importante para vida desta instituição no que diz respeito ao que se passa com o presidente Renan Calheiros''.



Também a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) disse que ''é importante dizer ao povo brasileiro que nesta Casa tem homens e mulheres que trabalham pelas liberdades democráticas e possam definir aqui o que for melhor para o Brasil e todos possam trabalhar pela moral e pela ética'', acrescentando que ''a população brasileira está olhando este trabalho'', em referência ao número de jornalistas que foram atraídos para a reunião.



De Brasília
Márcia Xavier