STF determina quebra de sigilo da Operação Navalha

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon determinou a quebra do sigilo do inquérito da Operação Navalha, deflagrada pela Polícia Federal para investigar desvio de recursos de obras públicas. Segundo a ministra, a decisão foi adotada

“Verifico que não mais se apresenta necessária a confidencialidade do processo. Os fatos já foram divulgados com abundância pela imprensa”, diz a ministra em sua decisão. Ela afirma que os diálogos e transcrições das interceptações telefônicas já se encontram em poder de diversos meios de comunicação.



Segundo a assessoria de imprensa do STJ, ainda vai ser definido como o inquérito será divulgado. Os depoimentos continuam fechados. A decisão da ministra Eliana Calmon foi tomada na noite de terça-feira, mas só foi divulgada na manhã desta quarta-feira (30)



“Por outro ângulo, pela esteira de boatos e maledicências que pairam sobre pessoas que nenhum envolvimento têm com os fatos em apuração e pela necessidade constante de alinharem-se os órgãos do Estado para, conjuntamente, adotarem as providências cabíveis dentro de suas competências e atribuições” , acrescentou.