As mulheres e o tempo

O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizam, nesta segunda e terça-feira (4 e 5), no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional sobre Uso do Tempo. O encont

Os chamados “diários de tempo” revelam o trabalho não remunerado nas famílias e na comunidade e aspectos do cotidiano das pessoas.


Permitem também identificar e quantificar o tempo dedicado às tarefas domésticas, aos cuidados pessoais e a outros membros da família, à própria saúde, aos estudos; verificar as opções de lazer, o tempo despendido em deslocamentos e como a informação tecnológica é usada no dia a dia, por exemplo.


Os resultados, que incluem abordagens por idade, gênero, cor ou etnia e outros, servem de base para formulações de políticas públicas, tanto sociais quanto econômicas.


As pesquisas já são aplicadas em nove países: Cuba, México, Equador, Uruguai, Chile, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica e República Dominicana.


Com o apoio da Comunidade de Madrid e a presença de seu Conselheiro de Emprego e Mulher, Juan José Güemes Barrios, o seminário reunirá representantes de institutos de estatística de vários países, de organismos internacionais e gestores públicos.