Cabrália inicia com festa revezamento da Tocha Pan-americana

Milhares de pessoas, inclusive turistas, acompanharam o início do revezamento da Tocha Pan-americana hoje (5), em Santa Cruz Cabrália, na Bahia. Vinda do México, onde foi acesa na véspera, a Chama Pan-americana chegou em Porto Seguro às 10h30.

Na cerimônia em Porto Seguro, a Chama Pan-americana Rio 2007 foi entregue pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos (CO-Rio) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, para o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, que a repassou para o governador da Bahia, Jacques Wagner, terminando nas mãos do prefeito da cidade, Jânio Natal.


De lá, a Chama seguiu em comboio para Santa Cruz Cabrália, chegando ao local da Cerimônia de Acendimento da Tocha Pan-americana às 13h e escoltada por autoridades e índios Pataxós. A cantora baiana Margareth Menezes cantou o Hino Nacional, pontuando mais um momento de grande emoção.


A acolhida popular repetiu o clima da passagem da Tocha Olímpica de Atenas pelo Rio de Janeiro em 2004. Atletas como Acelino Popó de Freitas (boxe), Bernard Rajzman (Voleibol), Giovane Galvão (Voleibol); Rogério Sampaio (Judô) e Djan Madruga (Natação) participaram da cerimônia. Nesta quarta-feira, dia 6, a Tocha Pan-americana passará por Goiânia (GO).


A Tocha percorrerá um total de 51 localidades, inclusive 27 capitais, até chegar ao Estádio do Maracanã no dia 13 de julho, data da Cerimônia de Abertura dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007.


Para Nuzman, o fogo Pan-americano representa um dos mais importantes eventos do esporte mundial. “É com orgulho que vamos atravessar o Brasil com o fogo Pan-americano, representando os 42 países que estarão nos Jogos. Em nome de todos os países participantes, agradecemos e parabenizamos a Bahia por esta festa maravilhosa”, afirmou o presidente do COB e do CO-Rio.


O ministro do Esporte Orlando Silva ressaltou a importância de começar o Revezamento na Costa do Descobrimento. “Quando anunciamos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o projeto de Revezamento da Tocha Pan-americana ele ressaltou que o percurso tinha de começar por onde o Brasil começou”, contou.


A ministra do Turismo, Marta Suplicy, destacou o legado que os Jogos vão deixar para o país. “O Rio 2007 já está em pleno andamento com o início do Revezamento da Tocha e será decisivo para trazer ao Brasil outros eventos como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, que incrementarão a indústria do turismo”, afirmou.


Para o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, “o Rio de Janeiro é a sede dos Jogos mas eles são do Brasil, que ficará como centro esportivo. O Rio vai honrar o Brasil como sede dos Jogos”, garantiu.


A Pira foi acesa pelo governador do Estado da Bahia Jacques Wagner, pelos ministros do Esporte e do Turismo e os prefeitos de Cabrália, José Ubaldino Alves Pinto, e do Rio de Janeiro. Em seguida, o primeiro medalhista brasileiro em Jogos Pan-americanos, Wilson Gomes Carneiro, medalha de prata nos 400m com barreiras em Buenos Aires em 1951, acendeu a Tocha Pan-americana Rio 2007, dando início ao Revezamento.


Amanhã a Tocha chegará em Goiânia, que representa a  República Dominicana, por volta das 11h. Ela será levada para o Estádio Serra Dourada, onde haverá cerimônia oficial com o prefeito Íris Resende e o governador do Estado Alcides Rodrigues.


As informações são da Assessoria de Imprensa do CO-Rio.