Editora lança quadrinhos com 99 heróis árabes
Super-Homem, Batman, Homem-Aranha. Os protagonistas dos gibis norte-americanos parecem ter perdido sua invencibilidade, pelo menos no mercado de quadrinhos do mundo árabe, com o lançamento de 99 novos super-heróis.
Publicado 07/06/2007 14:27
O gibi, intitulado The 99, é “a primeira história em quadrinhos sobre a cultura muçulmana”, disse na última segunda-feira seu editor no Egito, Tarek Housni.
Publicado em árabe e em inglês, e com uma periodicidade mensal, a revista pretende transmitir a “todas as crianças do mundo, não só as muçulmanas, os valores morais do islã e sua cultura”, afirmou Housni, diretor-geral da editora de quadrinhos Teshkeel no Egito.
Cada super-herói – geralmente com traços físicos árabes: cabelo escuro, olhos negros, pele morena – representa um dos 99 atributos divinos de Alá.
“Por exemplo, um dos personagens é Noura, que significa luz, um dos atributos de Deus por este motivo, ela ilumina cada pessoa para que encontre sua bondade interior”, disse o editor.
Além de Noura, outros personagens são Moumita que significa “destruidor” e que utiliza seu poder para acabar com todo o mau e Jabbar, “poderoso” em árabe, que usa seu poder para ajudar os demais, e assim a lista continua até chegar a 99.
No gibi, também há muitas intrigas, muitos golpes e, é claro, diversos superpoderes fantásticos. Editado no Kuwait e com uma tiragem de 25 mil exemplares, “The 99” é distribuído em doze países árabes desde julho de 2006 e está previsto que chegue em breve ao Reino Unido e aos Estados Unidos.
Fonte: Efe