Serguei Ivanov: Rússia será um dos cinco países mais ricos

O vice-primeiro-ministro russo, Serguei Ivanov, afirmou neste sábado (9) que o crescente desenvolvimento da economia fará da Rússia um dos cinco países mais ricos do mundo em até 13 anos.

“Devido a muitos fatores sociais e econômicos, em 2020 Rússia será um país altamente desenvolvido e seu Produto Interno Bruto (PIB) será comparável ao dos cinco países com as economias mais fortes do mundo”, afirmou Ivanov na abertura do Fórum Econômico aberto na antiga capital russa.


 


O vice-primeiro-ministro acrescentou que, dentro de 13 anos, o PIB per capita em termos de poder aquisitivo com base nos preços de 2005 será de pelo menos US$ 30 mil e que a indústria russa controlará 10% do mercado mundial de tecnologia de ponta em pelo menos quatro setores.


 


Segundo Ivanov, a Rússia tem assegurada a liderança em energia nuclear, indústria aeronáutica e espacial, construção de navios petroleiros, plataformas marítimas para a extração de hidrocarbonetos e construção de turbinas.


 


“Dentro de 15 anos, os serviços de comunicações na Rússia aumentarão 14 vezes em comparação a 2006 e o mercado de informática crescerá mais que o dobro”, afirmou. O vice-primeiro-ministro acrescentou que, até 2020, 50% da população russa pertencerá à classe média e terá um padrão de vida semelhante ao dos países altamente desenvolvidos.