Inglês se torna 1º piloto negro a vencer na “branquela” F1
Em esporte de branco, um negro é rei. O britânico Lewis Hamilton conquistou neste domingo (11) o Grande Prêmio do Canadá, em Montreal, em sua primeira vitória na Fórmula 1. Com apenas 22 anos, o piloto da equipe McLaren/Mercedes faz história.
Publicado 10/06/2007 21:16
Criada em 1950, a F1 já teve até representantes do sexo feminino – uma e outra corredora que não alcançaram projeção. Elas e os pilotos tinham em comum a cor da pele: todos eram brancos. Até que, neste ano de 2007, Hamilton se tornou o primeiro negro na principal categoria do automobilismo mundial. Não bastasse esse feito, o inglês não para de surpreender.
Nas seis corridas que disputou na temporada, Lewis Hamilton foi sempre ao pódio – um recorde incontestável. O triunfo neste domingo o deixa também na liderança isolada do campeonato. “Dedico a vitória ao meu pai. Sem ele, não poderia ter nada do que eu tenho”, afirmou o exultante inglês, que também ressaltou o trabalho da equipe.
Hamilton teve, ainda, o mérito de vencer em um circuito pelo qual não correu anteriormente. “Foi um dia fantástico. É histórico. Sabia que algum dia chegaria a minha primeira vitória, mas não sabia quando nem onde. Ainda não pensei que seria em um circuito que nunca tinha corrido”.
Ambicioso, o piloto parece não estar satisfeito com a boa apresentação dada até aqui na temporada e espera mais nos próximos circuitos. Na carreira, Hamilton já foi campeão da Fórmula Renault Britânica (2002), da Fórmula 3 Européia (2005) e da Fórmula GP2 (2006).