Ato público relembra os vinte anos da morte do deputado Paulo Fonteles
O Instituto Paulo Fonteles e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em parceria com cerca de dez movimentos sociais com o apoio do Governo do Estado, organizou um Ato Público para lembrar os vinte anos da morte do ex-deputado Paulo Fonteles, no dia 11 de
Publicado 11/06/2007 19:25 | Editado 04/03/2020 16:53
Um show com o violonista Albery Albuquerque e as bandas A Euterpia e Jolly Joker marcou um ato político-social, realizado na tarde do último domingo, 17, na praça da República, em Belém, para lembrar os 20 anos da morte do ex-deputado estadual Paulo Fonteles, assassinado por pistoleiros no dia 11 de julho de 1987.
O evento, iniciado às 13h30 com a participação de cerca de mil pessoas, foi organizado pelo Instituto Paulo Fonteles e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em parceria com cerca de dez movimentos sociais e apoio do Governo do Estado. O objetivo do ato foi lembrar a impunidade dos assassinos de Fonteles e chamar a atenção da sociedade para federalização dos crimes praticados por causa da luta pela reforma agrária.
Por conta de sua luta em defesa dos trabalhadores rurais e contra as injustiças sociais no campo, promovidas por fazendeiros e latifundiários no Pará, o ex-deputado Paulo Fonteles acabou assassinado, em Belém. De lá para cá, os mandantes do crime, latifundiários interessados na posse ilegal da terra, não foram presos e apenas duas pessoas, James Vita Lopes, considerado o intermediário do assassinato e o motorista do carro usado pelos pistoleiros, conhecido como 'Rochinha', foram condenadas pela execução. No entanto, os dois receberam pena de 19 anos de cadeia, mas só cumpriram pouco mais de seis anos.
Nessas duas décadas nada mudou. Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), nos últimos 30 anos, 785 pessoas foram assassinadas em todo o Brasil. O Pará lidera o ranking desses crimes. 'Por causa disso a nossa bandeira de luta é pela federalização de todos os crimes cometidos por falta de reforma agrária no Estado', afirmou o vereador Paulo Fonteles, filho do ex-deputado, durante o ato-público.
Fonte: Amazônia Hoje