Chapa da UJS vence eleições no DCE da Univali Itajaí
Dias melhores na Univali Itajaí
O DCE da UNIVALI, maior Universidade do Estado de Santa Catarina, realizou neste dia 05 de junho as eleições para a nova Diretoria. Foram quatro chapas inscritas, send
Publicado 11/06/2007 22:14 | Editado 04/03/2020 17:14
A ex-gestão do DCE da Univali sofreu um grande desgaste entre acadêmicos da Universidade, o resultado da eleição demonstrou esta realidade. Para o ex-presidente da UCE, Tiago Andrino, a vitória da Chapa apoiada pela UJS, com expressiva diferença de votos tem um significado histórico. “Foi a vitória dos estudantes”, afirmou Tiago. “O DCE da Univali volta ao contato com os estudantes, a estabelecer uma relação mais direta com os estudantes e organizar de forma mais combativa o movimento estudantil”, destaca Tiago. Para o ex-presidente da UCE e um dos dirigentes da UJS em Santa Catarina, foi uma vitória dos estudantes Universitários do Estado o resultado das eleições do DCE da Univali.
O Presidente da UJS, João Braga, também classificou a vitória da entidade no principal DCE do Estado como uma conquista política estudantil de significado histórico, pois a UJS retoma a direção do movimento estudantil na maior universidade fundacional do Brasil. “A vitória nas eleições para o DCE da Univali, com o colega Diego a frente do DCE, é um fato que representa muito para a União da Juventude Socialista, ainda mais neste momento de véspera de um dos mais importantes congressos da história da União Nacional dos Estudantes, o 50º CONUNE”, destacou João Braga.
A presidenta da UCE, Clarissa Peixoto, acompanhou as eleições para o DCE e considerou, no que pese nove urnas terem sofrido processo de impugnação pela comissão eleitoral, uma eleição dentro dos limites democráticos do movimento estudantil. “Não presenciamos nestas eleições o ocorrido em outros momentos na Univali”, afirmou a presidenta da UCE referindo-se as eleições do ano de 2006 quando a chapa da gestão atual do DCE se apoiou em inúmeras impugnações de urnas para vencer as eleições. “Foi uma eleição que, observados os resultados, não deixa margem para dúvidas de quem teve o maior número de votos e o maior apoio dos estudantes”, conclui a presidenta da UCE.
A juventude do PMDB, que estava a frente da gestão do DCE da Univali, compos a chapa 01, denominada “Mutirão”. Com uma campanha baseada em atacar a dirigentes da UJS e criticar antigas gestões do DCE, sofreu uma grande derrota. A Chapa vencedora, denominada “Dias melhores”, levou para a sala de aula as angustias e os dilemas dos estudantes universitários. Com irreverência e combatividade ressaltou na campanha o caráter público da Univali e a importãnia da integração da Universidade com a comunidade do Vale do Iatajaí. Segundo o diretorde Universidades Públicas da UCE, André Costa, a campanha da Chapa 02, “Dias melhores” reforçou pontos importantes da Refoma Universitária, em particular quetões relacionadasas mensalidades. A Chapa conquistou o apoio e a simpatia de amplos setores do movimento estudantil. “Foi uma campanha de grande participação dos estudantes da Univali”, destaca o tesoureiro da UCE e ex-presidente do DCE da Univali, Felipe Shimidt, o Felipinho, um dos principais articuladores da vitória estudantil na Univali.
O resultado extra-oficial, fornecido pelo blog Magruflorianu, da eleição do DCE da Univali é o seguinte:
Chapa 1 – mutirão – 572 votos
Chapa 2 – dias melhores – 1.451 votos
Chapa 3 – não vou me adaptar – 62 votos
Chapa 4 – independência já – 241 votos
De Florianópolis
Vinícius Puhl
Colaborou André Costa