Parlamento Jovem 2007 tem sessão final nesta segunda (11)

O documento final do Parlamento Jovem 2007, com propostas de ação para o poder público, relacionadas ao tem Educação: inclusão e qualidade, será apreciado e votado nesta segunda-feira (11/6/07), a partir das 13 horas, no Plenário da Assembléia Legislat

    Na sessão final estarão reunidos todos os participantes do projeto, sendo 130 estudantes do ensino médio de sete escolas de Belo Horizonte e 15 alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas, que atuaram como monitores.


 


    Na solenidade de abertura da reunião, que terá a participação de deputados, representantes da PUC Minas e das escolas do ensino médio integradas ao projeto, os alunos da orquestra de violões da Escola Estadual Governador Milton Campos farão uma exibição especial, com músicas de seu repertório. Logo após, terão início os trabalhos de apreciação e votação das 32 propostas que compõem o documento final. Durante a sessão, os estudantes poderão ainda apresentar 12 novas propostas, se considerarem necessário, e priorizar 15, entre todas as examinadas, para ter um acompanhamento da sua tramitação. O documento aprovado será encaminhado à Comissão de Participação Popular.


 


    As propostas estão organizadas de acordo com três subtemas: Uma escola que faça sentido, Uma escola inclusiva e Uma escola de qualidade. Os estudantes estão propondo, entre outros pontos, a criação de cursos profissionalizantes como uma atividade do curso regular de ensino médio, a implantação de cursos de capacitação e atualização para os professores das redes pública e privada e o aprimoramento de sistemas de avaliação do corpo docente. Eles também propõem a aprovação de planos de carreira para os professores do setor público e melhores condições de trabalho para todos, com verbas específicas para compra de material didático atualizado e novos equipamentos de apoio às atividades de ensino.


 


    O Parlamento Jovem é uma parceria entre a Assembléia Legislativa de Minas Gerais e a PUC Minas, por intermédio da Escola do Legislativo e do curso de Ciências Sociais. Participam também dessa edição sete escolas do ensino médio de Belo Horizonte: Colégio Santo Antônio, Colégio Batista Mineiro, Escola Estadual Governador Milton Campos, Escola Municipal Caio Líbano Soares, Escola Municipal Imaco, Colégio Frei Orlando – Unidade Carlos Prates e Colégio Frei Orlando – Unidade Alípio de Melo.


 


Fonte; Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais