PT reúne bancada para discutir reforma política
A Comissão Executiva Nacional do PT se reuniu nesta segunda-feira (11) com a bancada petista no Congresso Nacional para debater a posição do partido sobre a reforma política. A posição definitiva sobre o tema deve ser tomada em um nova reunião na próxi
Publicado 11/06/2007 18:22
Em maio, o Diretório Nacional do PT aprovou uma resolução orientando a bancada a priorizar a reforma política, para aprová-la ainda este ano, permitindo que as novas regras estejam em vigor já nas eleições 2008.
Conforme a resolução do DN, o debate deve conter pontos como fidelidade partidária, financiamento público de campanhas, fim das coligações em eleições proporcionais e voto em lista pré-ordenada. Sobre este último item, a resolução do DN estabeleceu que o fechamento de questão só se daria após discussão sobre as diferentes modalidades e sobre o processo que o PT adotará para compor sua lista.
Segundo o secretário nacional de comunicação do PT, Gleber Naime, ” A última resolução política do Diretório Nacional do PT mostrou que o conjunto do partido amadureceu o suficiente para compreender os verdadeiros motivos da histórica crise de 2005″.
Naime também defendeu que “no bojo da ampla reforma político-institucional que defendemos, os tópicos considerados prioritários para o momento: financiamento público exclusivo das campanhas, fidelidade partidária, fim das coligações proporcionais e voto em lista pré-ordenada nas eleições parlamentares”.
De Brasília
Gustavo Sousa