UEE-MG elege novo presidente e define seu inimigo: Aécio Neves
Congresso elegeu como novo presidente o estudante de economia da Universidade Federal de Uberlândia Diogo Santos.
Publicado 11/06/2007 16:26 | Editado 04/03/2020 16:52
O 40º Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG), realizado no último fim de semana em Belo Horizonte, contou um clima saudável de debates e intensas disputa de idéias sobre o rumo do movimento estudantil mineiro. Cerca de 600 jovens de todo o estado participaram do encontro, no campus da Faculdade de Medicina da UFMG.
Durante a manhã, os estudantes puderam participar de uma atividade promovida pela UNE e pelo projeto Memória do Movimento Estudantil, que relembrou a luta da juventude mineira. Participou da mesa o ex-presidente da UNE e atual secretário do Ministério dos Esportes, Wadson Ribeiro. Ele relembrou que foi pela mão da UEE-MG que se desenvolveram as lutas mais vitoriosa do movimento social no estado.
Para o ex-presidente da UEE-MG, Ramon Fonseca, foi gratificante ver o movimento estudantil em Minas fortalecido. ''Eu me lembro do congresso de reconstrução há oito anos. Era muito difícil você militar com uma entidade não consolidada, ainda com pouca raiz. Hoje quando olhamos para a UEE, temos um extrato de muita luta, fico feliz de ter participado disso'', relembra.
Muita e disposição e organização foi o que destacou o presidente da entidade na época da reconstrução, Fernando Máximo. Ele disse que foi esta a fórmula que levou a UEE de Minas a ser hoje uma das entidades mais participativas do movimento estudantil.
Agenda de lutas contra Aécio Cunha
A construção de uma agenda de lutas para contrapor o governo do governador Aécio Cunha (PSDB) foi uma das propostas aprovadas pelo 40º Congresso. Para a maioria dos estudantes, o governo do estado é o principal responsável pela situação caótica das universidades de Minas, que não tem uma política de valorização, além de serem sucateadas e, pouco a pouco, privatizadas pelo governo tucano.
Eleição
O Congresso elegeu como novo presidente o estudante de economia da Universidade Federal de Uberlândia, Diogo Santos, 20 anos. Natural da cidade de Ituitaba, no triângulo mineiro, Diogo teve seu primeiro contato com o movimento estudantil ainda na sua cidade natal, onde foi um destacado militante do movimento secundarista. Aluno dedicado, ele foi estudar na renomada federal e passou a militar no movimento universitário quando foi eleito presidente do DCE da UFU.
A chapa ''Mutirão para botar o bloco na rua pelas mudanças'' teve 171 votos, que representam 80% dos delegados credenciados.
Rumo ao congresso da UNE
O presidente eleito já mostrou trabalho e se reuniu com diversas lideranças do movimento e diretores da entidade para definir os últimos detalhes para a participação da UEE-MG no 50º Congresso da UNE, em Brasília, entre os dias 4 a 8 de julho. Animado, Diego já marca viagens e reuniões por todo estado para potencializar a atuação dos mineiros no CONUNE.
De Belo Horizonte,
Pedrinho Leão