Equador: Correa anuncia desfecho da era neoliberal no país

O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou no último domingo (10) que seu governo “jogou definitivamente na lata do lixo o neoliberalismo”, ao colocar em prática seu projeto de economia solidária.

Em um ato realizado na região sul de Quito, Correa apresentou à população o referido projeto, que será executado por intermédio da recém-criada Subsecretaria  de Economia Social e Solidária.



O presidente destacou o valor da economia social e solidária como próprias da economia equatoriana, e mencionou a chamada “minga” (trabalho coletivo feito por povos indígenas) como exemplo a ser seguido.



Durante o ato, Correa disse que “estamos aqui encerrando a triste noite neoliberal e começando um novo século, que se caracteriza pela solidariedade”.



O presidente destacou que as novas políticas estão sendo executadas sem qualquer tipo de apoio da burocracia internacional. E, dentro desse raciocínio, disse que o principal objetivo será, a partir de agora, “acabar com os abusos cometidos pelos grupos que têm mais poder”.


 
Correa lembrou também que há muitos setores no país que se opõem ao novo projeto. O presidente citou os banqueiros como principal grupo insatisfeito e pediu para a população ficar atenta ao discurso oposicionista. “Existe uma campanha milionária contra o fim do neoliberalismo. Mas serão os cidadãos, que agora são os defensores do dinheiro público, que irão decidir em qual lado acreditar”, afirmou, referindo-se a uma campanha midiática feita pela Associação de Bancos Privados do país.



Fonte: Argenpress