Marinha homenageia comunistas com Medalha de Mérito
O presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, e o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., membros do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), estão entre os 123 homenageados e cinco instituições, nesta segunda-feira (11), com a medalha
Publicado 12/06/2007 11:20
Criada em 1934, a medalha premia civis e militares, brasileiros e estrangeiros, que prestam serviços relevantes à Marinha ou que se destacam por suas qualidades como cidadãos.
Em nota oficial comemorativa à data, o presidente Lula lembrou a importância da homenagem. “A distinção da mais alta comenda da Marinha do Brasil é motivo de orgulho para cada agraciado, pois representa o reconhecimento de uma instituição secular, rica em tradições”, disse.
A Batalha Naval do Riachuelo ocorreu em 11 de junho de 1865, por causa da Guerra da Tríplice Aliança. No confronto, destacou-se o Almirante Barroso ao derrotar a esquadra paraguaia, oponente à brasileira, no rio Riachuelo, um dos afluentes do rio Paraguai, próximo à cidade Argentina de Corrientes.
A data mereceu sessão solene na Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), durante a homenagem à Data Magna da Marinha do Brasil, destacou “a coragem, a determinação, o patriotismo e o sentimento humanitário de cada um dos integrantes” da instituição. Segundo ele, “a Marinha honra a sua história ao cumprir, junto com as demais Forças Armadas, o papel constitucional de defender a Pátria”.
Com agências