Em manhã tensa, Renan reúne com líderes da oposição

O Senado viveu uma manhã tensa nesta sexta-feira (15), na expectativa dos resultados da reunião do Conselho de Ética que julgará a representação  do Psol contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Em meio a grande tumulto, cercado por jo

Os contatos do presidente do Senado nesta manhã incluiram o relator da matéria no Conselho de Ética Epitácio Cafeteira (PTB-MA). Depois, Renan dirigiu-se para o gabinete do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), onde reuniu-se com os líderes do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e do DEM, José Agripino (RN).



A reunião do Conselho de Ética, marcada para as 10 horas, foi adiada para as 11 e não iniciou neste horário.  A expectativa é que seja longa e se prolongue durante a tarde.



Quando se dirigia para a sala onde haverá o encontro, Cafeteira foi indagado por jornalistas sobre as novas denúncias contra Renan divulgadas nesta quinta-feira no Jornal Nacional, da TV Globo. O relator afirmou que “esses documentos apresentados pelo Jornal Nacional são outra coisa. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”, referindo-se ao seu trabalho de relatoria. Cafeteira reafirmou aos jornalistas que não pretende alterar seu relatório após reportagem do Jornal Nacional. Questionado se apóia Renan Calheiros, Cafeteira afirmou: “não apóio ninguém, mas a verdade”.



Também saindo de uma reunião com Renan, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse que vê a denúncia do Jornal Nacional como novas informações. “Não devemos ter pressa em avaliar isso. A decisão do conselho não deve sair hoje”, previu Casagrande. Já o senador Jefferson Péres (PDT-AM), o mais crítico da Casa em relação ao Caso Renan, disse que se a representação for arquivada depois dessas denúncias, será “um escândalo”.



Da redação, com Agência Senado