Perpétua: objetivo é assegurar a sustentabilidade

Linhas de financiamento para pescadores que dependem da pesca de subsistência e o seguro para os meses em que ficam inativos. Este é o objetivo da deputada Perpétua Almeida ao trazer o ministro Gogolin ao Acre.

A deputada Perpétua Almeida do PcdoB do Acre, tesoureira da Frente Parlamentar de Pesca, quer mais atenção para a atividade.


Ela obteve o compromisso do ministro da Secretaria Especial de Äqüicultura e Pesca, Altemir Gogolin, de participar da reunião com pescadores e entidades ligadas a familias que dependem da pesca de subsistência no Acre.


O encontro que deve acontecer no final do mes de agosto, início de setembro, visa reunir centenas de pescadores do estado para debater as dificuldades que enfrentam.


A Amazônia produz 65% de todo peixe consumido no continente. Todo o pescado amazônico com fins de exportação, atinge 115 países.


Das 6 mil espécies conhecidas, apenas 100 são alvo de pesca.


Embora as empresas exportadoras gerem emprego, centenas de familias na Amazônia ainda sobrevivem da pesca de subsistência. E é para estes que devem se voltar as ações prioritárias, na opinião da deputada comunista, tendo em vista que estão fora da competição de mercado e por isso mesmo distantes de crédito e tecnologias, que possam levá-los a competir.


” Nosso objetivo é assegurar a sustentabilidade ambiental com a valorização das comunidades. É preciso mais financiamento e novas tecnologias ao alcance dos pescadores. Em resumo, atenção e verbas para o setor”, salientou a deputada, na audiência da comissão da Amazônia, no dia 20 deste mes, que discutiu o seguro defeso e o potencial piscoso da Região Norte.