Novo avião da UFMG passa por testes e se aproxima do recorde mundial

O Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG realizou entre os dias 9 e 22 de junho, no Aeroporto Municipal de Divinópolis, uma série de vôos de ensaios de sua nova aeronave, o CEA-308b. Os resultados obtidos, segundo o professor Paulo Henriques Iscold And

    A princípio, o propósito do avião é atingir uma marca mundial de velocidade para o Brasil dentro da menor categoria da Federação Aeronáutica Internacional. Os vôos tiveram como piloto de provas o comandante Gunar Armin, Campeão Brasileiro de Acrobacias Aéreas.


 


    O CEA-308b é uma evolução do CEA-308, modelo testado nos anos 2001 e 2002. O desafio do Centro de Estudos Aeronáuticos é fazer com que o atual modelo supere a marca de 351 km/h, com o avião completo pesando menos de 300 quilos. Para o professor Paulo Iscold , o desafio proposto, com a tecnologia disponível atualmente é atingir velocidade semelhante à de um carro da Fórmula 1, com o motor de uma carro 1.0.


 


Superando expectativas
    Os ensaios possibilitaram corrigir problemas de refrigeração do motor, abrir o envelope de vôo até 314,5km/h e ganhar horas de vôo para aumentar a confiabilidade do CEA-308b. Na avaliação do professor Paulo Iscold, todos os objetivos foram alcançados e até superaram as expectativas. “Conseguimos controlar as temperaturas, sem que fosse necessário fazer qualquer modificação na aerodinâmica do capô do motor. Somamos mais horas de vôo e o comandante Gunar ganhou confiança e habilidade na operação. Também conseguimos reduzir as velocidades de operação de pouso”, comemora.


 


    Os testes viabilizaram a exploração do envelope de vôo em dois limites, sendo a velocidade máxima nivelada o fator mais comemorado, por confirmar as previsões feitas em simulação. Alcançamos 324 km/h, o que representa 28km/h abaixo do recorde em vôo nivelado, após uma suave picada”, relatou.


 


    Partindo de 185 km/h, o CEA-308b conseguiu acelerar sozinho e, nivelado, até 277,5 km/h. Os valores de rotação da hélice apresentaram menos de 100 rotações por minuto de diferença, comparado aos valores previstos. “Tais resultados garantem que a metodologia de projeto está correta e apta a ser usada para o projeto da nova hélice, visando atingir o recorde”, avaliou Iscold.


 


Patrocínio
    Outros dados obtidos nos ensaios ainda serão analisados, como as distâncias de pouso e da decolagem, mas Iscold acredita que, pela observação visual, elas estão perto dos valores previstos.


 


    Todos os vôos foram monitorados com o sistema de ensaios em vôo do CEA-FDAS, o que permitiu um acompanhamento detalhado dos parâmetros do motor. Os próximos passos, consistirão no projeto de uma nova hélice de velocidade, ampliação do estudo sobre a velocidade de limite estrutural da aeronave (GVT) e na adoção de medidas que diminuirão ainda mais o arrasto da aeronave.


 


    O projeto do CEA-308b vai buscar patrocínio principalmente para homologar os recordes na Federação Aeronáutica Internacional. Para o professor Paulo Iscold, até o momento, os números apresentados pelo ensaio de vôo do CEA-308b confirmam a capacidade de bater dois recordes mundiais.


 


Veja o vôo do CEA-308b


 


Fonte: UFMG