Record promete fim à supremacia da Globo em cinco anos

Por Marcelo Gripa (Adnews)
Fundada pelo empresário Paulo Machado de Carvalho, lá se vão mais de 50 anos desde a primeira transmissão da TV Record. Nascida para combater o monopólio midiático de Assis Chateaubriand e sua TV Tupi e Diários Assoc

De lá para cá, a intenção tem sido ameaçar seriamente a supremacia da TV Globo. Tudo isso sob a tutela do bispo Edir Macedo, controlador da rede desde a década de 1990. Nas palavras do superintendente Comercial da Record, Walter Zagari, a intenção é ser líder não apenas em audiência como em faturamento. O tempo estimado para tal meta é de cinco anos.


 


As ferramentas utilizadas para a recente empreitada tiveram maior foco em investimentos nas áreas de telenovelas, telejornais e esporte. Nessa linha, a grade de programação é semelhante e a equipe composta por vários profissionais “roubados” da concorrente carioca. Vão desde jornalistas e atores a apresentadores de programa.


 


Para Zagari, a tática de reproduzir a essência não é exclusividade e se baseia em uma fórmula bem-sucedida, já aceita no mercado brasileiro. “Nesse mundo nada se cria, tudo se aprimora. A Globo copiou inteiramente a Tupi que copiou a Excelsior (extinta TV paulista), que copiou mercado americano. Então o que há de melhor hoje na televisão brasileira foi inspirado nisso”, resume. De acordo com ele, o jargão usual no mundo dos negócios para esta estratégia é a aplicação do “benchmarking”.


 


Ibope


 


A disputa pela liderança tem recebido contornos mais delineados. Há algum tempo, a emissora de Edir Macedo distribui boletins sobre os índices de audiência de seu conteúdo. Programas noturnos como O Aprendiz 4, Show do Tom e o seriado CSI registram liderança no horário com certa freqüência, ainda que por tempo limitado, segundo medição realizada por Institutos.


 


Já o restante das atrações se consolidou em geral como vice e se aproxima cada vez mais do emparelhamento nos índices da audiência. Segundo Zagari, não há apenas um “carro-chefe” na programação. Exemplo disso é o programa matinal Hoje em Dia, cujo um dos âncoras é o repórter ex-global Britto Jr., com registro médio de 5 pontos contra 7 do Mais Você, comandado por Ana Maria Braga na Globo.


 


O esporte é um dos principais campos de batalha financeira entre as emissoras. A Record garantiu os direitos exclusivos de transmissão das Olimpíadas de 2012, além de ofertar milhões de reais por campeonatos de futebol, representando o estreitamento do setor.


 


Alguns veículos chegaram a noticiar que até o automobilismo estaria nos planos. A informação extra-oficial diz que executivos da rede estariam em negociação para tirar a transmissão da Fórmula-1 de sua concorrente. De acordo com o Ibope, a rede de Edir Macedo tomou o posto do SBT como vice-líder em fevereiro deste ano, graças à média mensal de audiência.


 


Do ponto de vista internacional, entretanto, a Record já é líder absoluta por meio de transmissão de conteúdo para 130 países contra 95 da concorrente. O sinal é emitido por nove canais diferentes e a programação própria construída para diversos idiomas.