Hugo Chávez inaugura centro cultural em Moscou

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, inaugurou nesta quainta-feira (28) em Moscou, capital da Rússia, o Centro de Integração Latino Americana Simón Bolivar, durante seu primeiro dia de visita oficial ao país euro-asiático.

A sede cultural está situada na Biblioteca de Literatura Estrangeira, onde há um ano o líder sulamericano inaugurou o primeiro busto de Bolivar em Moscou.


No fim do ato oficial, presenciado por autoridades políticas, parlamentares, personalidades da vida cultural russa e representantes do corpo diplomático, grupos folclóricos apresentaram danças tradicionais.


Em sua intervenção, o prefeito moscovita Iuri Lujkov falou brevemente sobre a iniciativa do presidente Chávez, ressaltando os laços de amizade e a vontade de cooperação entre os dois países.


“Quando se trata de relações de amizade, colaboração e de estreitar vínculos culturais, nada separa os povos e Estados”, afirmou Lujkov, emocionado pelo resultado do que foi apenas um projeto há um ano.



Chávez chegou na madrugada de quinta-feira para uma visita de três dias à Rússia, na qual estão previstas numerosas reuniões bilaterais, inclusive uma reunião com o presidente russo Vladímir Pútin, assim como uma feira de negócios.