Conheça alguns dos convidados do Congresso da UNE
Personalidades importantes do cenário acadêmico, político, da comunicação e de movimentos sociais já confirmaram presença ao 50º Congresso da UNE a se realizar de 4 a dia 8 de julho na cidade de Brasília. Os artistas Christiane Torloni, Victor Fasano
Publicado 29/06/2007 15:50
O Congresso da UNE vai acontecer na Universidade de Brasília e debaterá temas como democratização dos meios de comunicação, política econômica, energética e educacional, movimentos sociais, os rumos para a América Latina, meio ambiente e direitos humanos.
O encontro reúne os mais diversos sotaques, costumes e idéias. Os cerca de 10 mil estudantes presentes, vindos de todas as regiões do país, também participarão de mesas sobre a regulamentação do ensino superior privado e o futuro e as novas perspectivas para a universidade pública no Brasil que, nos últimos meses, viveu intensos momentos de protestos e ocupações.
Pensando na qualidade das discussões que vão formular as ações da UNE para o próximo período, a organização convidou especialistas de diversas áreas para participar dos 15 debates que acontecerão durante o Congresso.
Confira abaixo algumas das principais presenças já confirmadas:
Mesa: Os desafios da política energética
Data: 05/07
Horário:14h
Para por em pauta a questão da política energética, o convidado é o engenheiro e físico, Bautista Vidal, um dos criadores do Programa Nacional do Álcool, mais conhecido como Pró-álcool. Professor e autor de 11 livros, Vidal é uma das maiores autoridades no assunto. Foi, por três vezes, secretário de Tecnologia Industrial do governo federal.
Mesa: Direitos Humanos
Data: 05/07
Horário: 14h
A deputada federal Manuela d’Ávila, ex-diretora da UNE, entusiasta e defensora da juventude brasileira, será uma das componentes da mesa sobre Direitos Humanos. Jornalista formada pela PUC-RGS, Manu, como ficou conhecida nos tempos de militante estudantil, foi eleita a vereadora mais jovem do Rio Grande do Sul, em 2004. Dois anos depois recebeu 271 939 votos para o cargo de deputada federal, se tornando a mulher mais votada para o posto em todo Brasil.
Outro componente desta mesa será o músico Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas Roque Clube há 10 anos. O cantor, que recentemente perdeu o amigo e guitarrista da banda, Rodrigo Netto, em uma tentativa de assalto no Rio de Janeiro, vem atuando em diversas mobilizações sociais contra a violência. Ele organiza, junto com Voluntários da Pátria, apresentações de poesia e arte em escolas e faculdades públicas do país, com o objetivo de conscientizar adolescentes e jovens do papel de cada na sociedade, alertando e debatendo temas através da cultura.
Mesa: Meio Ambiente: em busca do desenvolvimento sustentável
Data: 06/07
Horário: 9h
Para compor a mesa ''Meio Ambiente: em busca do desenvolvimento sustentável'', a UNE convidou os atores Christiane Torloni e Victor Fasano. O convite surgiu devido ao envolvimento deles com o movimento ''Amazônia para Sempre'', que tem o objetivo de recolher um milhão de assinaturas de apoio para um manifesto que será levado ao Congresso Nacional. Filha de um casal de atores, Christiane já participou de mais de 20 novelas e 15 filmes. Vitor Fasano atuou em 13 novelas e atualmente está no ar na trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, Paraíso Tropical. Os dois atores passaram a se engajar na causa depois de atuarem na minissérie de Glória Perez, ''Amazônia''.
Mesa: Mudanças na universidade pública
Data: 05/07
Horário:14h
A situação das universidades públicas do país ficará a cargo do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar Almeida. O professor e médico, P.h.D em Epidemiologia, foi um dos pioneiros da pesquisa epidemiológica em saúde mental no Brasil. Sua produção científica totaliza 255 publicações, incluindo 19 livros.
O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Arquimedes Diógenes Ciloni, também vai colaborar com a discussão. Ciloni é doutor em engenharia civil e professor Adjunto 4 da Faculdade de Engenharia Civil da UFU, cargo que ocupa desde 1983.
Mesa: Universidades Pagas, regulamentação e o PL da UNE
Data: 05/07
Horário: 14h
Já a discussão que colocará em xeque as instituições privadas de ensino superior, será encabeçada pela professora e coordenadora-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) Madalena Guasco. Doutora em Educação pela PUC – São Paulo é assistente social e professora universitária. Madalena foi presidente da Associação dos Professores e Diretora do Centro de Educação, ambos da PUC-SP. É autora do livro ''A condição política pós-moderna: a questão da democracia''.
Mesa: O PAC e o desenvolvimento
Data: 06/07
Horário: 9h
O debate sobre a atual política econômica, fortemente criticada pela UNE e outros setores do movimento social, terá a presença do presidente da CUT, Artur Henrique, que discutirá o PAC, Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. O sociólogo, formado pela PUC Campinas, iniciou sua atividade sindical em 1983, quando foi eleito conselheiro representante dos trabalhadores da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Preside a Central Única dos Trabalhadores desde junho de 2006.
Mesa: Democratização dos Meios de Comunicação
Data: 06/07
Horário: 9h
A democratização da comunicação será discutida pelo professor e presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, Jorge Cunha de Lima, que preside também a Fundação Cásper Líbero. Advogado e administrador por formação, foi secretário de cultura do governo Franco Montoro e é autor de 4 livros.
Mesa: Novos rumos para a América Latina
Data: 05/07
Horário:14h
A América Latina também será tema de debate. O presidente da Oclae (Organização Latino Americana e Caribenha de Estudantes), Júlio Arza Valdés vai dialogar com os estudantes o que pode ser feito em relação ao continente na mesa ''Os rumos da América Latina''. O cubano, de 25 anos é estudante de física.