Bush salva amigo da cadeia

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, perdoou na segunda-feira (2) a pena de dois anos e meio de prisão a Lewis Libby. O ex-assessor do vice-presidente Dick Cheney foi condenado por prejúrio e obstrução de uma investigação para apurar quem tinh

Bush apenas manteve a multa de 250 mil dólares e os dois anos de liberdade condicional para Libby. O presidente dos EUA usou o direito que a Constituição lhe concede de comutar penas para salvar Libby das grades. “Respeito o veredicto do tribunal, mas entendo que a pena de prisão a que foi condenado era excessiva”, disse o presidente numa nota.



O anúncio ocorreu horas depois de um tribunal de Apelação de Washington ter rejeitado o recurso interposto em meados de jnho por Libby para adiar a sua entrada na prisão, o que implicava o ingresso imediato no cárcere do ex-assessor.



A revelação da identidade de Valerie Plame saiu publicada na imprensa pouco depois de o seu marido ter acusado a Casa Branca de utilizar argumentos falsos para justificar a guerra do Iraque.