Mesa Diretora devolve processo contra Renan ao Conselho de Ética

Depois de quatro horas de reunião, a Mesa Diretora do Senado decidiu por unanimidade devolver ao Conselho de Ética da Casa o processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Com isso, o caso volta a tramitar no conselho, que se reunirá às 18h30 para d

Segundo o vice-presidente do Senado, Tião Viana (AC-PT), a Mesa reconheceu como legítimo o processo, mas admite que houve vícios em sua tramitação. Por isso, o caso deve voltar ao Conselho de Ética e deve ter corrigidas as irregularidades.


 


A reunião foi convocada ontem (segunda-feira) por Viana depois que o presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), devolveu o processo para a Mesa Diretora. A outra opção da Mesa era arquivar o processo, o que poderia piorar ainda mais a imagem do Senado junto a opinião pública.


 


Renan é acusado de ter utilizado dinheiro da construtora Mendes Júnior, via lobista Cláudio Gontijo, para pagar despesas pessoais, como pensão alimentícia e aluguel à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.


 


Desde segunda-feira uma nova crise se instaurou no Senado com a decisão de Quintanilha de devolver o processo à Mesa Diretora. A iniciativa acentuou a polêmica em torno do assunto, provocando reuniões da Mesa Diretora do Senado – sem a presença de Renan, que normalmente conduz as reuniões – da oposição, dos independentes e agora do bloco aliado.


Com agências.