Nevoeiro fecha Aeroporto de Guarulhos pelo 5º dia

Pelo quinto dia seguido, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, foi afetado por forte nevoeiro que prejudica as operações de pouso e decolagem. Em conseqüência, o saguão ficou lotado de passageiros tentando remarcar vôos ou esperando

De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), ainda há restrições para as operações de pouso por causa da má visibilidade. Apenas aviões de grande porte, que estão adaptados para manobras orientadas com a ajuda de instrumentos, podem fazer as aterrissagens em segurança.



Com a reabertura, a situação melhora gradativamente, mas até às 9h ainda eram registradas 47 partidas e 53 chegadas com atrasos acima de uma hora e 13 vôos desviados para Congonhas, na zona sul da capital, Viracopos, em Campinas, a 99 quilômetros de São Paulo, e o Galeão, no Rio de Janeiro.



Em nota publicada segunda-feira, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), advertiu que as companhias aéreas que não estiverem cumprindo as regras previstas na legislação no atendimento aos clientes poderão ser autuadas. Também recomendou que os passageiros devem fazer suas queixas junto às seções de Aviação Civil (SACs), existentes nos terminais aéreos.



Balanço parcial divulgado pela companhia aérea TAM informa que no período da última sexta-feira (29) até domingo (1º), foram transportadas 226.417 pessoas e atendidas 3.172 que não conseguiram embarcar dentro dos horários previstos “por causa das condições metereológicas”. Segundo a TAM, foram fornecidas refeições, transporte para hotéis e hospedagens. Em seu site, a empresa informa ainda que suspendeu a cobrança de taxas de remarcação e de reembolso de bilhetes.