Reforma política volta ao Plenário da Câmara

Os líderes partidários da Câmara, fecharam um acordo para votar a Reforma Política na reunião do Colégio de Líderes desta terça-feira. Pelo acordo, os deputados vão votar um novo texto para a reforma nesta quarta, em sessão extraordinária às 14h.

O principal ponto é a manutenção do financiamento misto para eleições, mesmo com a continuação do modelo de lista aberta para as eleições proporcionais. Agora, o financiamento será público para as campanhas majoritárias e com recursos privados – doações de pessoas físicas – para os cargos proporcionais.


 


O novo texto virá sob a forma de uma emenda aglutinativa, que está sendo redigida pelo relator, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).


 


A emenda manterá também as coligações proporcionais e a federação, criando também restrições aos gastos de campanhas e limites para as doações. O restante do substitutivo, ainda pendente de votação, deverá ser rejeitado, abrindo mais espaço para chegar-se ao novo texto acordado.


 


A nova emenda voltará a ser apreciada amanhã pela manhã no Colégio de Líderes para se fechar detalhes do texto, ainda indefinidos ou pendentes.


 


De Brasília


Gustavo Alves