Ministro diz que governo quer uma “Sudene diferente”

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Walfrido dos Mares Guia, disse nesta quarta-feira que o governo estuda uma nova alternativa para a recriação da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). D

“É inadequado esperar resultados diferentes, fazendo a mesma coisa. Precisamos de uma Sudene diferente para alcançarmos resultados diferentes. O presidente Lula está sensibilizado para a questão do desenvolvimento regional e, em especial, para o desenvolvimento do Nordeste. Temos que ajudar o presidente a encontrar a solução adequada para uma nova Sudene, que produza resultados diferenciados e que possa ser o grande gestor estratégico para o desenvolvimento que todos esperam”, afirmou.


 


Crédito


 


Walfrido falou da importância da intervenção do BNDES no desenvolvimento da região e disse que o banco deverá ser um dos principais atores no financiamento do crescimento do Nordeste. “O presidente do BNDES inicia em breve uma visita a todos os estados do Nordeste para saber o que o banco pode fazer para contribuir com o crescimento sustentável da região”, informou.


 


O ministro discorreu também sobre o impacto dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo ele, existe um conjunto de fatores que permitirão um crescimento econômico recorde, não só para o Nordeste.


 


Educação


 


Questionado sobre a importância de investimentos em educação de qualidade na região Nordeste, Walfrido respondeu que o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado no mês de março pelo governo, deverá ser um grande aliado no desenvolvimento regional do país, em especial do Nordeste. “Toda criança tem capacidade de aprender, desde que esteja em um ambiente escolar adequado. O PDE é uma revolução na educação pública no País”, respondeu.


 


Fonte: Informes