Trabalhadores rurais realizam Seminário no Sul do Pará

Cerca de 300 trabalhadores rurais participaram do “I Seminário Regional de Trabalhadores Rurais ‘Paulo Fonteles’ – Por um mundo melhor”, de 29 de junho a 01 de julho, coordenado pela Corrente Sindical Classista e pelo mandato popular do vereador do PC do

Na carta os trabalhadores dizem que considerando o histórico de ocupação de terras no Estado, onde o maior beneficiado foi o latifúndio com mecanismos de grilagem ou concessão, restando à maioria dos trabalhadores lutar pelo pedaço de terra para sua sobrevivência e de sua família, eles entendem que antes de tomar tal atitude fazia-se necessário por parte do Governo um estudo de caso a caso tomando como base a questão social que atinge a maioria da população do campo. Além deste critério há de se investigar a legalidade e a função social da pretensa propriedade.


 


No documento eles pedem que seja imediatamente suspensa a reintegração de posse autorizada. E, que sejam de fato regularizadas todas as terras ocupadas pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais que há anos aguardam o direito de serem assentados e terem acesso a créditos para desenvolver melhor a produção.Os trabalhadores solicitaram também, que o Governo do Estado realize uma audiência pública, juntamente com o Governo Federal com todas as lideranças de trabalhadores rurais para debater o assunto e encontrar soluções.
 


Participaram do seminário representantes dos municípios de Rio Maria, Ourilândia, Tucumã, São Feliz do Xingu, Xinguará, Floresta, Conceição do Araguaia, Santa Maria, Redenção, Pau D’arco, Banaque e Água Azul. E ainda, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Emater, Sagri, Sejudh, OAB-Pará, CPT, Fetagri e sindicatos de trabalhadores rurais.


 


Na ocasião, também foi divulgada uma moção de repúdio pela ausência de representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.


 


Veja na integra a nota de repudio. 
 


Moção de Repúdio


Nós trabalhadores e trabalhadoras rurais do Sul do Pará, reunidos em Rio Maria de 29 de junho à 1º de julho de 2007, no 1º SEMINÁRIO REGIONAL DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS, “PAULO FONTELES”, POR UM MUNDO MELHOR, tendo em vista que a Região Sul do Pará sempre foi marcada pela ausência da Reforma Agrária, o que causa a violência contra os trabalhadores, repudiamos o não comparecimento do representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma  Agrária (INCRA SR-27) neste seminário de suma importância para os trabalhadores e trabalhadoras rurais de toda a região.


Rio Maria, 1º de julho de 2007.


Os trabalhadores e trabalhadoras presentes nesse Seminário.
 


De Rio Maria
Erico Albuquerque