SBPC abre reunião anual defendendo a Amazônia

No moderno centro de convenções da Amazônia, dirigentes da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), dirigentes de instituições e órgãos federais (CNPq, CAPES, UFPA), os governadores Ana Júlia Carepa (PA) e Eduardo Braga (AM) e cerca de 50

Diante de 2 mil pessoas, a maioria jovens e mulheres, foram criticadas as posturas vinculadas a ONGs estrangeiras que defendem a internacionalização da Amazônia ou que advogam a idéia do preservacionismo sem o desenvolvimento material e humano da região.


 


 


Reitores, governadores e dirigentes federais também defenderam a ampliação da formação de doutores e sua devida fixação na região – um desafio elementar a um projeto de desenvolvimento sustentado que possa cumprir as funções de conhecer, desenvolver e defender os recursos materiais.


 


 


O desenvolvimento humano também foi um tema bastante ressaltado pelos oradores. Os amazônidas têm direito à qualidade de vida, com direito a renda e aos serviços básicos necessários como educação, saúde e transporte.


 


 


A 59º Reunião Anual da SBPC prossegue até o dia 13 de julho e envolve uma vasta programação de encontros científicos e tecnológicos, mesas, debates, sessões de apresentação de trabalhos e atividades culturais.


 


 


IMG realiza debate de integração cientistas & sociedade


 


 


Nesta terça, dia 10/7, às 18 horas, no plenário da Câmara Municipal de Belém (Travessa Curuzu, nº 2014/Belém), o Instituto Maurício Grabois realiza o debate “A Amazônia e o projeto nacional de desenvolvimento sustentado”, com a presença de: Eron Bezerra (Secretário de Estado do AM), Marco Antônio Raupp (Presidente da SBPC), Maurílio de Abreu Monteiro (Secretário de Estado do Pará), Samuel Soares de Almeida (Museu Emílio Goeldi), Ronaldo Lima Araújo (UFPA). A coordenação da mesa será do vereador pelo PcdoB de Belém, Paulo Fonteles Filho.


 


 


Na ocasião estará sendo lançada a revista Princípios, edição nº 90, que tem capa sobre a Amazônia. [LINK: lançamento Princípios: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=21014]