Sem categoria

Argentina elege o 1º governador socialista de sua história

O médico Hermes Binner se tornou, na noite deste domingo (2), o primeiro governador socialista da história argentina, ao derrotar o candidato do presidente Néstor Kirchner na eleição da estratégica província de Santa Fé (centro-leste), de acordo com os nú

Até o início desta segunda-feira, Binner obtinha 46,3% dos votos, contra os 41,1% do ex-chanceler kirchnerista Rafael Bielsa, que rapidamente admitiu sua derrota, ao contrário do que acontece na eleição da província de Córdoba (centro), onde oficialismo e oposição anunciam vitória.



“A derrota tem um pai e esse sou eu”, disse Bielsa a seus partidários, ao admitir, em Santa Fé, quarto distrito eleitoral do país por número de eleitores, o triunfo da Frente Progressista (FP), liderada pelo Partido Socialista, em aliança com socialdemocratas e comunistas.



Em Córdoba, terceiro distrito do país, a apuração avança lentamente, sendo ainda impossível saber o nome do vencedor. Os primeiros números oficiais, depois de 16% dos votos apurados, dão 44,0% para o candidato oficialista (pelo peronismo), Juan Schiaretti, e 27,6% para o dissidente peronista, Luis Juez.



Da redação, com agências