Sem categoria

Chávez pede ajuda a Ortega para dialogar com as Farc

O presidente venezuelano Hugo Chávez disse nesta segunda-feira (3) que se comunicou com seu colega nicaragüense, Daniel Ortega, para que “com a experiência como ex-guerrilheiro” ele possa colaborar nos esforços de mediação entre o presidente colombiano, Á

“Você poderia nos ajudar. Vou falar com Uribe para ver se nos reunimos”, disse Chávez a Ortega, segundo reproduziu em seu programa “Alô Presidente”. Ele explicou que “todo o processo de paz é particular” e lembrou a experiência de Ortega no acordo de Paz de 1987 com os “contra”, no qual o ex-presidente nicaragüense Óscar Árias também teve um papel importante que lhe valeu o Prêmio Nobel da Paz.



Ortega se mostrou disposto a “compartilhar a aprendizagem”, afirmou Chávez, apesar de deixar claro que só o faria com a permissão do governo colombiano. Antes de conversar com Ortega, o mandatário venezuelano informou que havia enviado uma segunda mensagem ao líder das Farc, Manuel Marulanda, e que estava à espera de uma resposta para falar com seu enviado “pessoalmente”.



Chávez comentou que Uribe mantém sua posição firme de “não desocupação” (zona desmilitarizada), assim como o compromisso de os guerrilheiros não voltarem a “delinqüir”. As Farc exigem um território “liberado” para negociar com o governo de Uribe. “Essas são as posições, então, temos que encontrar um ponto em comum”, pediu Chávez.



“Agora, é positivo que o presidente Uribe tenha me dado várias ferramentas para construir essa posição de diálogo”, disse Chávez, sem oferecer mais detalhes. Porta-vozes da oposição venezuelana criticaram, antecipadamente, que setores do partido proporiam Chávez como candidato ao Prêmio Nobel da Paz se sua mediação tivesse êxito na troca humanitária na Colômbia.



Fonte: Ansa Latina