UJS vence CONUMES de Manaus

O movimento “Embarcação”, organizado pela UJS, foi o grande vitorioso do 120 Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (CONUMES) de Manaus. Realizado nos dia 31 de agosto e 1 de setembro, es

Contemplando posicionamentos dos principais eixos sobre educação e movimento estudantil do país e, também, destacando as particularidades dos estudantes da capital do Amazonas, o movimento liderado pelo presidente da escola estadual Frei Silvio Vaguedi, Yan Evanovick, conquistou a simpatia dos estudantes e foi a maior delegação do congresso.


 


O conjunto de propostas defendidas foi bem coerente com as demandas atuais. Dentre outras coisas, o movimento “Embarcação” levantou algumas defasagens do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como a ausência da questão ambiental na grade curricular. Outro grande eixo da tese foi o apoio a emenda à Lei Orgânica do Município que garante o passe livre aos estudantes da cidade. De autoria do vereador licenciado e presidente do Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU), Marcelo Ramos, o projeto tramita na Câmara Municipal desde fevereiro desse ano.


 


Além da força de seus posicionamentos, a “Embarcação” disparou em mais um critério: a animação. Coordenados pela secretária de gênero da UJS no Estado, Maria das Neves, a bancada ditou a empolgação com animados gritos de ordens e coreografias. “Embarcação, embarcação. Pra melhorar a educação” e “Umes pra frente, Yan presidente”, foram entoados bem fortes durante os debates.


 


 Após os grupos de discussões sobre educação e movimento estudantil, das quais saíram propostas consensuais, abriram-se inscrições de chapas para concorrer a nova direção da entidade. Encabeçando a chapa 22 de março, em alusão a data do dia nacional de lutas da UNE e da UBES, no qual uma coalizão composta por algumas forças políticas levou mais de sete mil estudantes às ruas de Manaus, no que foi o maior ato público do país, o membro da UJS Yan Evanovick foi eleito presidente da UMES com 75% dos votos, vencendo a chapa opositora formada pelo juventude do PT.


 


Há menos de um mês de partir para Cuba para estudar medicina, o agora ex-presidente da entidade, Rafael Nascimento, demonstrou-se contente com a vitória do amigo. “Yan, quero dizer que fico muito feliz em passar a presidência da UMES para você, que tanto trabalhou durante a gestão que aqui se encerra”, afirmou referindo-se ao empenho de novo presidente ao longo do ano em que participou como diretor da entidade.


 


Em seu discurso de posse, Yan firmou o compromisso de fazer com que a UMES de Manaus continue combativa. “A UMES é o leme, e os grêmios são o motor dessa embarcação. E dessa forma, vamos continuar realizando grandes mobilizações em defesa de um ensino cada vez mais público, gratuito e com mais qualidade”, disse com empolgação.


 


E de forma brilhante, a UJS saiu desse congresso que contou, ainda, com a presença da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), do vereador Waldemir José (PT), do vereador licenciado e presidente do Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU), Marcelo Ramos, e do representante da UNE no Estado, Renan Alencar.


 


Anderson Bahia
UJS/AM