Sem categoria

PCdoB de Santo André convida população para plenária, dia 15

O comitê do PCdoB em Santo André convida a população para plenária do partido que acontece neste sábado, dia 15, a partir das 10h, na Câmara Municipal. Nos últimos dois anos, o partido praticamente triplicou o número de filiados na cidade – de 300 em 2005

O evento, aberto ao público, busca fortalecer o partido local e preparar a militância para as eleições de 2008. Estão confirmadas as presenças do deputado federal Aldo Rebelo, do ex-deputado Jamil Murad, da presidente do PCdoB/SP, Nádia Campeão, da presidente da UNE, Lúcia Stumpf e do vice-presidente da CUT, Wagner Gomes.


 


 


Além da eleição do Comitê Municipal, dezenas de pré-candidatos a vereador vão se apresentar aos filiados e militantes. Novas filiações – de desportistas, estudantes e líderes de movimentos sociais da cidade – também são esperadas



 


 


História em Santo André


Em 1947, o candidato Armando Mazzo concorreu ao cargo de prefeito da cidade, vencendo a disputa democraticamente. Mazzo foi o primeiro político comunista eleito para um cargo executivo no Brasil. Porém, antes de tomar posse, seu mandato foi cassado após manobra política da direita conservadora brasileira, que conseguiu que o Partido Comunista fosse proibido no Brasil. Dessa forma, além de Armando Mazzo, outros políticos comunistas perderam seus mandatos e direitos políticos.


 


 


Mas, reconhecendo a grandeza do Partido Comunista do Brasil e a importância de Mazzo para a política da cidade, em 1989 o então prefeito de Santo André, Celso Daniel, membro do Partido dos Trabalhadores, com a presença do antigo militante comunista, realizou a ''posse simbólica'' de Armando Mazzo, visando, com esta cerimônia, trazer o passado histórico da cidade à tona.



 


 


De Santo André,
Carlos Balladas e Vinicius Dominichelli