Colombianos visitam Brasil para conhecer Fome Zero
Para conhecer experiências rurais e urbanas de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional existentes no âmbito do Fome Zero — estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada às pessoas com dificuldade
Publicado 23/09/2007 13:29
A programação começa às 9h30, quando a missão será recebida pelo chefe da assessoria internacional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Silas Leite. Logo após, Bianca Lazarini, da assessoria internacional do Fome Zero, fará uma apresentação sobre os mais de 30 programas ou ações que o compõem.
Um dos representantes da missão e coordenador-geral do Projeto de Fortalecimento da Segurança Alimentar da Fundação Antônio Restrepo, da Colômbia, Uriel León Vargas, ressalta que o conhecimento adquirido no Brasil será de fundamental importância, já que poderá ser incorporado na segunda fase do projeto, que atenderá também à população urbana do Departamento Atlântico. Aquele Estado colombiano possui uma população estimada em 4 milhões de habitantes. Destes, 25% vivem em situação de pobreza absoluta.
Na tarde da segunda-feira (24), a missão colombiana visitará a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), do Ministério. Na oportunidade, os diretores Crispim Moreira, José César de Medeiros e Marco Aurélio Loureiro apresentarão ações desenvolvidas pela Secretaria, entre elas o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), o Programa de Cisternas, Banco de Alimentos, Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares, entre outros.
Além de Brasília, a partir de terça-feira (25) estão programadas atividades nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Campina Grande (PB). Na capital mineira, os colombianos farão uma visita à sede do Projeto Cáritas. Trata-se de uma incubadora tecnológica para empreendimentos solidários de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, executado pelo MDS.
No Instituto Terras, haverá apresentação dos programas de Agricultura Urbana e de Segurança Alimentar e Nutricional desenvolvidos em acampamentos. Já na secretaria municipal de Política de Abastecimento, os integrantes da missão buscarão informações a respeito do funcionamento dos equipamentos urbanos de Segurança Alimentar e Nutricional.
Em Campina Grande (PB), os colombianos conhecerão detalhes da implantação do PAA, Programa de Cisternas e Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consads). A delegação colombiana permanece no Brasil até o próximo sábado (29).