Aeroportos dos EUA são reprovados em testes de segurança
A Agência americana de Segurança do Transporte (TSA) vem realizando diariamente testes com bombas falsas em diferentes aeroportos dos Estados Unidos, com o intuito de melhorar a segurança nessas instalações, após uma série de testes, feitos há dois ano
Publicado 21/10/2007 13:42
Segundo o jornal USA Today, citando fontes confidenciais, 60% das bombas falsas usadas nos testes conseguiram passar sem problemas pelo controle de segurança do aeroporto de Chicago, em 2005, e o mesmo ocorreu em 75% dos casos em Los Angeles.
Sem confirmar ou desmentir esses dados, a porta-voz da TSA, Andrea McCauley, explicou à AFP que a agência havia se comprometido a realizar uma campanha “agressiva” para que 43.000 agentes fossem capazes de identificar a os novos artefatos explosivos, extremamente complexos.
A TSA apoiou, assim mesmo, a experiência em San Francisco, onde 80% das bombas falsas foram identificadas.
Atualmente, ao invés de medidas aleatórias, a agência realiza diariamente testes em cada um dos 450 aeroportos do país, assegura McCauley.
Além disso, disse ela, a TSA modificou a lista dos objetos proibidos, para que os agentes “não se concentrem mais em isqueiros ou em pequenas tesouras, mas em artefatos explosivos, que são a ameaça primordial”.
Fonte: AFP