Sem categoria

Realidade da América Latina e do Caribe é debatida no RJ e CE

Em um evento simultâneo, que acontece a partir de hoje (21) nas Universidades Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e  Federal do Ceará (UFC), estudantes, militantes políticos, intelectuais e representantes de movimentos sociais estão reunidos n

A coordenadora do evento e professora do Departamento de Letras e Ciências Sociais da UFRRJ, Elisa Guaraná, em entrevista à Agência Brasil, disse que “o principal objetivo é discutir a América Latina, além de interligar diferentes experiências e conhecimentos sobre a região”. Política, cultura e o pensamento crítico nos países latinos e caribenhos são alguns dos temas em pauta na conferência.


 


“O nosso objetivo não é focar em um único tema. É buscar discutir a diversidade da realidade da América Latina hoje, e o Brasil integrado nessa diversidade”, disse a coordenadora.


 



Na UFRRJ serão realizadas mesas-redondas e painéis que abordarão as questões da reforma agrária, agroecologia e  território, além de direitos humanos dentro dos processos de criminalização e discriminação de populações.


 


A expectativa da UFRRJ é de que o evento atraia cerca de mil participantes para a universidade. Elisa destacou que a conferência “é um evento aberto e que convida o público a participar”. De acordo com a coordenadora, a realização do evento em dois estados brasileiros tem o objetivo de dinamizar  mais o debate.


 


Com a realização dessa conferência, a UFRRJ e a UFC retomam um projeto similar, promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) há dois anos, denominado Seminário Latino-Americano de Movimentos Sociais e Pensamento Social.


 


Os resultados da  I Conferência Internacional Vozes de Nuestra America serão encaminhados às entidades patrocinadoras do evento como o Núcleo de Estudos Agrários (Nead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Petrobrás, a Escola Nacional Florestan Fernandes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a organização não-governamental ActionAid.


 


A coordenadora Elisa Guaraná afirmou que pretende realizar um documentário para divulgar a conferência à sociedade brasileira.


 



Fonte: Agência Brasil