Expectativa para 2008: entrevista com Roberto Henke
A página catarinense do Portal Vermelho na Internet, seguindo uma série de entrevistas com lideranças do PCdoB, conversou com o empresário de 46 anos, Roberto Henke, proprietário de uma das mais movimentadas lanchonetes do centro da cidade, a Tribo Natura
Publicado 28/11/2007 12:13 | Editado 04/03/2020 17:14
Filiado ao PCdoB e entusiasta das causas sociais, o empresário questiona a utilização do ''Ex Ofício'' para autorizar o funcionamento do comércio na cidade. Segundo o empresário, o expediente do ''Ex Ofício'' muitas vezes é manipulado e impede a legalização da documementação do comércio. Henke destaca que a maior parte dos estabelecimentos comerciais em Florianópolis não possuem uma documentação oficial e definitiva para funcionar.
Para as eleções 2008, Roberto Henke, colocou-se a disposição do Partido para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores. Pretende representar o seu segmento empresarial no legislativo municipal e uma de suas principais bandeiras será buscar soluções para a legalização definitiva do comércio na cidade.
Acompanhe a rápida entrevista com o empresário Roberto Henke:
Por que filiou-se ao PCdoB?
Roberto Henke: Pela ideologia que é transmitida pelos amigos que participam da União Catarinense dos Estudantes (UCE). Espero uma dinâmica do partido em relação à Florianópolis.
Em relação a Florianópolis, quais suas expectativas?
Roberto Henke: Deve haver um debate sobre a forma do crescimento da cidade. Buscar resolver questões latentes como as desigualdades e as injustiças. Além de garantir aperfeiçoamento na máquina pública, modernizar a Prefeitura e ampliar seus serviçoes. Há a necessidade de um projeto de desenvolvimento mais claro para a cidade.
Em seu setor, quais as suas principais preocupações?
Roberto Henke: Realizar um estudo ampliado sobre o ''ex-ofício'', que atualmente é manipulado e muitas vezes impede a legalização da documementação do comércio. Atualmente cerca de 90% dos estabelecimentos comerciais em Florianópolis não possuem uma documentação oficial e definitiva. Há um grande númnero de pequenos, médios e grandes empresários nesta situação de vulnerabilidade.
Quais as perspectivas para as eleições 2008?
Roberto Henke: Estou muito otimista em relação ao crescimento da candidatura à Prefeitura da Vereadora do PCdoB, Angela Albino. Reconheço a dificuldade em relação a disputa, que é uma luta de Davi contra Golias. Mas, considero que o Partido cresce e abre muitas perspectivas, inclusive de participação na administração do município. O Partido precisa dialogar, mas hoje vejo que deve descartar qualquer perspectiva de apoio aos grupos do atual prefeito Dário Berger e de grupos ligados ao DEM (ex-PFL).
Um recado para a militância do PCdoB:
Roberto Henke: Gostaria de agradecer ao PCdoB, aos amigos que conheci acompanhando suas lutas. A Vereadora Angela Albino, uma mulher digna do nosso respeito por suas posições claras em defesa da cidade. Estou a serviço do Partido, dos melhores propósitos do PCdoB, para auxiliar, para contribuir na construção de uma cidade melhor para se viver e trabalhar. Um abraço e contem comigo.
De Florianópolis
Vinícius Puhl