Sem categoria

Lula fez 32 viagens internacionais para 29 países em 2007

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve dois meses fora do país este ano devido aos seus compromissos em 32 viagens internacionais, segundo estatísticas da presidência. Num total de 61 dias de 2007, Lula visitou 29 países de quatro continentes, em 3

O tempo que o chefe de Estado esteve ausente do país este ano foi praticamente o mesmo de 2003, quando Lula, no seu primeiro ano de governo, visitou durante 63 dias 27 países em 18 viagens.


 


Em 2004 Lula esteve 40 dias no estrangeiro em 18 países. Um ano depois foram 55 dias fora do país com visitas a 23 países e, em 2006, em pleno ano eleitoral, os países visitados foram apenas 14 em 33 dias.


 


Desde que assumiu a Presidência, em Janeiro de 2003, o presidente realizou 134 viagens internacionais.


 


A maioria das viagens deste ano obedeceram a interesses comerciais, já que o presidente Lula lidera uma campanha para promover a produção e o consumo mundial de etanol, o combustível fabricado a partir de cana de açúcar de que o Brasil é o maior exportador mundial.


 


As viagens internacionais começaram este ano a 15 de Janeiro, quando Lula visitou o Equador para participar na cerimónia de investidura do Presidente equatoriano, Rafael Correa, e concluíram a 18 de Dezembro, quando regressou ao Brasil depois de ter participado na Cúpula do Mercosul, em Montevideu.


 


Eixo do Sul


 


Dos sete países visitados em duas ocasiões este ano, cinco são sul-americanos (Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e os outros dois são os Estados Unidos e Suiça.


 


Dos países sul-americanos, os únicos que o Presidente brasileiro não visitou este ano foram a Colômbia, Peru e Suriname.


 


Entre os outros países americanos também visitou Honduras, Jamaica, México, Nicaragua e Panamá.


 


Em Outubro passado, Lula fez um novo périplo por países africanos, que nesta ocasião incluiu a África do Sul, Burkina Faso, Congo e Angola.


 


As viagens à Europa incluíram, para além de uma visita aos países escandinavos (Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia), estadas em Espanha, Portugal, Inglaterra, Alemanha, Suíça e Bélgica.


 


A única visita realizada este ano por Lula à Ásia teve como destino a Índia.


 


Fonte: AngolaPress