Combate à dengue é reforçado no Rio de Janeiro

O Ministério da Saúde vai reforçar a fiscalização contra a dengue no estado do Rio de Janeiro a partir do dia 2. O último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, em novembro passado, mostrou altos níveis de infestação do mosquito da dengue em div

A idéia é aumentar o número de visitas às casas pelos agentes da vigilância sanitária, além da distribuição de folhetos explicativos sobre a doença.



No primeiro dia do ano, uma mulher de 39 anos morreu no Hospital Miguel Couto, com suspeita de dengue hemorrágica. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, exames são feitos no corpo da vítima para saber se a causa da morte realmente foi a dengue.



A ação do Ministério da Saúde ocorrerá, principalmente, em oito bairros da cidade do Rio, que receberão ligações de uma central telefônica, com informações sobre o combate à dengue. Os bairros incluídos são: Caju, Tijuca, Penha, Taquara, Brás de Pina, Méier, Pechincha e Cidade de Deus.



Em 2007, dos 81 casos de dengue hemorrágica, registrados no município do Rio, 20 terminaram em morte, cinco vezes mais que em 2006, quando 37 pessoas foram contaminadas e quatro morreram.



Em 2007, mais de 22 mil pessoas contraíram dengue na cidade do Rio. As regiões mais afetadas são Campo Grande e Jacarepaguá, na zona oeste da cidade.



Nos próximos dias, outros 12 municípios da Região Metropolitana receberão as ações de combate à dengue, como a distribuição de panfletos e veiculação de mensagens em rádios e carros de som. Elas terão como foco os seguintes municípios: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica.